1 de abril de 2014

#NãoÉSóPelaRoupaCurta

Ainda acha que o Brasil não tem futuro depois daquela pesquisa que disse que mais de 60% dos brasileiros acredita que a mulher "pede para ser atacada" e "provoca" usando roupas curtas? Eu acho que não.

Como toda boa xereta do Facebook, selecionei amigas minhas, colegas e escritoras, formadoras de opinião, para saber o que elas pensam sobre tais atos. E também sobre a manifestação #EuNãoMereçoSerEstuprada que está rolando pela rede. E já deixo a minha opinião: não é só pelas mulheres. Muitos homens estavam reclamando que nem só mulheres são estupradas. Pois então. O manifesto é pela única raça existente. A humana! Ninguém merece ser estuprado, seja homem, mulher, menino, menina, idoso ou idosa.

E acho que as meninas também pensam como eu:




Petra Pinheiro, 15 anos

Depois daquela pesquisa dizendo que mais de 65% dos entrevistados acreditavam que roupa curta é motivo de estupro e que se a mulher souber se comportar ele não acontece, a campanha "Eu não mereço ser estuprada" disparou pela internet. Eu, como mulher, como adolescente e como alguém com direitos de vestir as roupas que bem entendo senti-me ofendida e indignada ao ver como nossa sociedade que se diz estar no séc. 21 continua guardando e armazenando pensamentos muito comuns lá na Idade Média. Ninguém merece ser estuprado. Estupro nada mais é que uma nova tática de tortura. Ninguém, em qualquer momento merece isso. "Ah, mas e se..." NÃO. NINGUÉM.

 O corpo é meu e apenas meu. E se eu quis usar roupas curtas? E se eu quis me mostrar? E ai, eu me vesti com short curto, com blusa decotada e fui para balada. Eu queria ser vista, NÃO estuprada. Posso dormir com cada um na cidade. Se em algum momento eu disser "Não quero", então não é para acontecer. Se a culpa fosse minha também, então eu não seria uma vitima. Seria cúmplice.

 Sem contar, é claro, quando vejo inúmeros comentários chovinistas e previsiveis. "Mas se usassem menos roupas curtas diminuiria os estupros". Vou lhe informar então: Sabe um dos lugares com mais indice de estupros? índia e lugares por lá, onde as mulheres são tratadas como objetos, onde são cobertas dos pés a cabeça querendo ou não. E os estupradores e seus defensores também tem uma desculpa, assim como você. Mas a deles é apenas de que elas usam maquiagem demais nos olhos. Estou aqui como mulher, adolescente, filha, futura mãe, futura avó por um mundo onde minhas filhas possam andar na rua sem medo de serem atacadas pois algum homem achou-se no direito sobre elas. E não apenas pelas mulheres é claro! Luto por um mundo onde NINGUÉM precise ter medo de ser violado de forma tão cruel e injusta. Homens também são estuprados e não merecem isso. NINGUÉM merece isso. Não se para estupros parando vitimas. Se para estupros parando estupradores. De burca ou pelada, #ninguém merece ser estuprada.

Giovanna Franchini, 15 anos


O ato do estupro em si, já é uma ignorância de gerações e mais gerações que a sociedade, em sua grande parte, masculina adotou. A o “sexo forçado” era cometido por vikings, como por exemplo, quando iam saquear outras cidades, e por medievais em geral. O que me chateia é que há ainda pessoas no nosso tecnológico século XXI que ainda erra da mesma forma. E me assusta ainda mais o fato de que tem outras pessoas que apoiam isso por uma mulher simplesmente andar com a roupa que ela quiser.

O que quero dizer, em suma, é que ninguém mais pode simplesmente andar sendo ela mesma, não é? Assim, pra evitar que sejamos violadas, precisamos usar uma roupa comprida? Como se mesmo de calça jeans e camiseta simples não fosse uma mira para o estuprador. Todos, inclusive homens e crianças, são mira para esses seres desumanos. Até mesmo pessoas de terceira idade são. Agora, para um cidadão brasileiro achar que uma mulher, por usar shorts no metrô, merece ser estuprada?

Eu digo que nossa sociedade, humanidade, está extremamente atrasada. Agora, eu realmente peço desculpas aos leitores da “Acerejada”, mas eu não vou comentar sobre os homens machistas, pois é um assunto muito clichê e “mainstream”. A novidade do momento que tá abalando demais é sobre as “mulheres machistas”. O termo parece ser errado ao ouvido de algumas pessoas, mas elas apoiam o ideal dos homens de serem os “líderes”. Mulheres que estão desvalorizando os próprios direitos porque acha que é certo o homem dominá-las, porque acha certo uma sociedade vê-las em um único padrão que seria o “certo”. Isso me enoja. Ser moldado para ser aceito. Nunca, na minha vida, eu pensei que seria assim. 

Um comentário:

  1. Ai que orgulho dessas meninas: Ani <3 Gio <3 E, alguém me apresente essa Petra, because feelings. e.e
    Enfim. Eu não tenho religião, mas se for ver por um ponto de vista bíblico, Deus nos fez nus, não cheios de roupas, cobertos como se passássemos um intenso frio. Então se a garota
    quer sair com uma roupa curta, que saia, ela ainda está vestida. Se quiser sair nua, que saia, ela está simplesmente andando da forma como foi feita, sem extravagâncias. Eu, se a sociedade permitisse e não sendo considerado um "atentado ao pudor", sairia, livremente, nu por aí. No entanto, sou um grande adepto da moda e amo me vestir bem então... :3 De qualquer forma, minha opinião está dada.

    P.S: As fotos seduziram (-q parey)

    ResponderExcluir