27 de novembro de 2014

Arte de Quinta (Categoria) — 1ª Edicão


E aí, leitores do blog Acerejada? Quem tá aqui? Quem tá aqui? Eu dou as boas-vindas ao Arte de Quinta (Categoria), onde a minha pessoa (Carol) irá estar postando durantes as quintas, artigos sobre decoração e afins. Como futura arquiteta e amante da arte manual — apesar de ser incrivelmente preguiçosa para por esse tipo de coisa em prática, confesso — nada mais justo que pesquisar e apresentar ideias para vocês. Enfim, algumas horas atrás, eu estava pensando em como começar bem a minha estadia como colaboradora e não fazer feio. Então eu me recordei do local onde eu fazia parte de um projeto social, onde éramos encaminhados para cursos no Senac e coisas assim — não consigo me recordar como funcionava, perdão, mas esse não é o ponto.

Quando eu tinha 13 anos, tínhamos aulas de teatro e de artes nesse tal local público, e lembro-me de que determinado ponto do ano, a professora de artes sugeriu que nós mesmos decorássemos a sala onde trabalhávamos. E entao, eu sugeri algo para deixar o local com um ar bem artístico. "Por que não decoramos a porta da sala com páginas de revistas em quadrinhos?". Sim, na minha cabeça, isso era algo de nível profissional. Eu fui para minha casa — que é bem perto do local onde ocorria esse projeto social — e recolhi uma caixa enorme e cheia de revistas em quadrinhos que eu possuía e retornei ao local, onde recortamos as tirinhas dos quadrinhos, e colamos na porta com a ajuda da docente, e passamos um tipo de verniz impermeabilizante por cima. Ficou realmente bonito.




Infelizmente, eu não tenho fotos e nenhum tipo de meios de tirar um retrato de como está esse trabalho hoje, afinal a sala se encontra num local que é público e, lamentavelmente, as pessoas não tem nenhum respeito pelo patrimônio público e acabam estragando a labuta, cuja eu e vários outros colegas da época tivemos para com aquela decoração. Mas ainda não cheguei onde eu queria chegar, pois a questão é: vocês tem alguma noção do número de coisas que podemos fazer com um artigo tão simples que é o papel? Esse material é algo tão moldável e tem tantas amplitudes que é difícil contar a possibilidade de combinações, formas que ele pode assumir e funções artísticas que você pode proporcionar para ele. Ou seja, uma decoração bonita é possível, sim. Há vários tipos de tutoriais que você pode achar na internet onde você pode achar moldagens, dobraduras e recortes onde o papel tem, como finalidade, se transformar num lindo artigo de decoração. E foi por isso que eu reuni várias ideias, com imagens encontradas na internet, e fiz um apanhado de várias coisas para você a abrirem a sua mente e ver que uma não é preciso gastar muito dinheiro para investir uma ótima estética para a sua casa, e principalmente, para o seu santuário que você chama de quarto.

Imagem nº 1, retirada da internet e editada por Betina

Imagem nº 2, retirada da internet e editada por Betina

Para quem não sabe, uma parede branca e lisa pode ser uma tela enorme e cheia de possibilidades para começar a fazer a sua arte. Algo simples e muito bonito é colagens com papel de cor preta, onde você pode fazer silhuetas de pessoas cenários, animais, cidades, letras e vários outros tipos de figuras. A imaginação não possui limites quando se trata disso. Para ser bem franca, a única coisa que pode te limitar, mesmo, é a sua mãe. Às vezes, ela pode não gostar muito das colagens, então é bom você fazer algo que seja removível. Silhuetas de cenários conhecidos como a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade, a cidade de Miami, o Cristo Redentor etc são uma boa pedida, e quase nunca decepcionam; mas isso vai de você. Frases e versos curtos de músicas também são uma ótima ideia, caso te agrade. Dependendo do que você escolha, pode dar um pouquinho de trabalho em relação de escala, desenho e recorte, mas nada que boas medidas, uma mão firme, estilete, tesoura e esforço não resolvam. O resultado vale a pena.

Imagem nº 3, retirada da internet e editada por Betina

Imagem nº 4, retirada da internet e editada por Betina

Outra ótima ideia é trabalhar com recortes de jornal, capas de revistas velhas que sejam de seu agrado, imagens de quadrinhos ou seus próprios desenhos feitos em papel. Elas podem lhe render um ótimo papel de parede com um ar bem pensado e original, sem a necessidade de ter grande talento para trabalho manual. Mais uma vez, peça autorização para seu responsável para fazer esse tipo de coisa. E também cuidado com os exageros, pois cobrir todas as paredes de seu quarto com a mesma coisa pode proporcionar uma poluição visual catastrófica, dependendo da sua escolha para padrão de imagens para fazer a colagem. Creio que uma parede ou duas com esse design seja o suficiente para que o cenário fique bonito. Para conservar o seu trabalho, uma camada de cola branca diluída em água pode funcionar como um ótimo impermeabilizante para o papel que você optar por usar para cobrir a superfície da parece. Quanto aos artigos que estão penduradas na quarta imagem, eu não consegui identificar muito bem, mas pode ser possível fazer uma representação de cabeças de animais com papel, sim. É só questão de pesquisar ou mesmo tentar você mesmo, caso tenha paciência ou jeito com moldagem tridimensional.

Imagem nº 5, retirada da internet e editada por Betina

Imagem nº 6, retirada da internet e editada por Betina

Se você quer colocar um pouco mais de cor no seu cantinho, trabalhe também com artigos feitos de papel, papelão, papel manteiga, cartolina ou qualquer coisa que exija consistência ou maleabilidade. Pense o quanto as pessoas pagam caro por quadros e dobraduras que parecem complexas demais, que na verdade apenas exigem um pouco mais de atenciosidade para fazer na sua própria casa. Comprar a matéria prima pode ser bem mais barato do que comprar o artigo já feito. Agora, imagine fazer coisas incríveis apenas com papel, podendo moldar tudo ao seu gosto. Você pode fazer algo simples com quadrados de papel bem cortados pode se tornar algo com um ar mais sofisticado se disposto no lugar certo, como mostra a imagem de número cinco. Ou uma coisa que pode parecer bem mais demorada, mas que com esforço e paciência se torna algo totalmente lindo e com a impressão de complexidade que na verdade apenas exigiu um mesmo molde feito várias e várias vezes, com muitos papéis de cores diferentes; como mostra a sexta imagem. Se você parar para analisar bem, é capaz de ver que uma dobradura considerada boba pode se tornar pura arte.

Imagem nº 7, retirada da internet e editada por Betina

Imagem nº 8, retirada da internet e editada por Betina

Por último, e não menos importante, temos os móbiles que podem ser feitos de papel, que como mostra a fotografia em anexo. Comprando material como cartolina colorida, é apenas preciso duas camadas e recortar encaixes para que ele ganhe alguma estabilidade para ser pendurados por fios de pesca ou de silicone, ou qualquer tipo de fio que seja fino e não muito visível. Isso já depende muito mais de você. Uma ótima ideia é usar temas que lembrem o céu, o clima ou mesmo aves em si. Pode parecer algo muito infantil, mas há quem goste de coisas de ser excêntrico e dispôr coisas desse gênero pelo cômodo que lhe cabe. E não podemos esquecer dos origamis. Ah, essa arte sim é uma coisa muito fascinante, porque você pode fazer qualquer coisa com essas dobraduras quando se trata de decoração. Você pode dispô-los em cima de algum móvel que seja livre e próprio para portar artigos com fins decorativos, há como fazer cortinas de origami, ou mesmo como mostra a oitava imagem; cuja eu escolhi por ser muito... Não consigo encontrar palavras pra descrever a bela excentricidade encontrada nela. Não consegui identificar se o material onde os passarinhos de origami foram fixados é realmente um galho de árvore, ou se é feito de gesso ou qualquer outro material, mas creio que é bem possível que dê para fazer um galho bem convincente com jornal torcido e coberto por uma camada generosa de papel machê. Você pode fixar esse resultado final numa superfície de madeira e pendurá-la em qualquer lugar que desejar.

Apenas não exagere nos artigos de papel, também, pois o exagero pode resultar em poluição visual, como dito anteriormente.

Viu como a decoração bem feita pode ser acessível? Basta correr atrás, pesquisar e explorar as possibilidades. Com a arte, apenas o céu é o limite!

Espero que tenham gostado. Porque mesmo que não tenha gostado, eu vou aparecer novamente com mais dicas de decoração e arte para vocês, cerejinhas. Até a próxima quinta-feira. That's all folks!



Nenhum comentário:

Postar um comentário