15 de março de 2014

Valar Morghulis


Sobre meu amor por Game of Thrones: é grande, é muito grande. Comecei a assistir a série ano passado, mas acabei empacando na terceira temporada por falta de tempo para assistir. Mas agora eu descobri que ganhei uma super motivação: a editora LeYa, que publica os livros de George R. R. Martin, é parceira aqui do blog! Foi a primeira editora a me responder e todo mundo foi super legal comigo. Já na primeira semana de parceria, eu acabei ganhando um presente absurdo: o novo livro de George, intitulado "O Cavaleiro dos Sete Reinos". É muito amor pra pouca eu. 

Mas esta postagem ainda não é sobre o livro, e sim sobre um geral de Game of Thrones. De fã para fã, e de fã para futuros fãs. Não precisa se preocupar, tentei fazer tudo da melhor forma possível para que não haja nenhum spoiler que te faça querer perder a cabeça. Literalmente.



Game of Thrones não é o nome da saga. Seu nome é Crônicas de Gelo e Fogo, e Guerra dos Tronos é o nome do primeiro livro da série. George planejava a série para uma trilogia no ano de 1991, e o primeiro livro foi lançado em 1996. Mas, agora, não é apenas uma trilogia, porque já conta com cinco livros publicados, contos adicionais e livros extras. Ou seja, Martin não criou apenas uma série, acabou criando o mundo de Westeros.

E por falar em Westeros, o mapa do mundo é gigante. Talvez seja o que mais gosto na história inteira: a complexidade do seu mapa, que provavelmente exigiu anos de pesquisa de George, e muita criatividade. Não é todo mundo que consegue reformular mares e terras para criar um mapa novo, certo? 

A história em si já é bastante complicada. George se divide em núcleos para costurar uma história em várias: tem a briga de duas famílias pelo trono dos Sete Reinos, a história dos "heróis" que vigiam a Muralha para proteger Westeros dos Outros, que são uma espécie extinta de ameaça, e a história de Daenerys, que busca seu trono de direito, o trono dos Targaryen. Todas essas histórias são contadas ao longo de um livro só, do ponto de vista de personagens diferentes. 

Já vi críticas literárias reclamando um pouco do jeito massante de escrever de George, mas, se você gosta de detalhes, vai adorar os livros.

É preciso dizer um detalhe importante: os livros definitivamente ficaram mais conhecidos com o lançamento da série, pela HBO. E olha que o canal não poupou esforços e dedicação para levar às telas os livros de Martin, que, na minha opinião, seriam trucidados e cortados demais para caber em um único filme. Cada episódio feito pela HBO custa milhões para ser produzido, e os fãs da série respondem com vontade.

Personagens marcantes dos livros ficaram ainda mais marcantes com a série, como Joffrey Baratheon, que definitivamente é um dos personagens mais odiados da literatura. Sério, não conheço nenhum fã da série que seja fã desse cara. O próprio autor do livro, ao assistir a série e ver a correspondência do público para com o personagem, mandou um bilhete para Jack Gleeson, o ator que o interpreta, com os dizeres: "Parabéns pela ótima atuação, todo mundo te odeia".

Outra que foi muito bem representada é Cersei Lannister, a Rainha. Gente, que mulher doida. Tão doida que logo os fãs resolveram brincar com seu jeito sarcástico e a apelidaram de "Pussy Power", e acho que não preciso traduzir isso. Ela é uma daquelas personagens odiáveis que você secretamente começa a gostar, por conta da sua ousadia.

A série estréia sua quarta temporada em Abril, maaaaas como eu disse que não queria dar spoiler nenhum aqui, fiquemos com o trailer da primeira temporada:



Ah, e já aviso: NÃO SE APEGUE AOS PERSONAGENS! Eles podem morrer a qualquer momento. George R. R. Martin não é do tipo que tem dó dos fãs, ele mata os personagens favoritos de todos sem dó nem piedade. Seu personagem não está a salvo até o fim da série, que tem mais dois livros planejados. 

Sem contar a trilha sonora da série, que é mais do que perfeita. As imagens promocionais, a linda da Emilia Clarke no papel de Daenerys... O tanto de homem e mulher bonita que tem na série... Isso tudo me faz ficar com vontade de engolir os livros por completo, e, agora que a LeYa me deixou ainda mais incentivada, não vai demorar nem um pouco.

Aliás, meu muito obrigada a eles por me enviarem o livro! <3

Um comentário:

  1. De início, GOT pra mim foi bastante confuso, pois sempre que eu passava a entender um capítulo, o outro iniciava numa atmosfera totalmente diferente, e depois quando voltava para a situação anterior, eu não entendia mais nada... Foi então que roubaram meu exemplar e eu fiquei sem ler. USAHSAUHSAUH

    ResponderExcluir