6 de março de 2014

Minha sincera opinião sobre todas essas coisas

Tenho um público relativamente dividido entre meninos e meninas, por isso tento não falar muito sobre assuntos exclusivamente femininos ou exclusivamente masculinos. Tento dividir e deixar o blog bastante eclético. Mas tem certas horas que simplesmente não dá, então peço desculpas se não atingir vocês como deveria.

Acontece que eu sou estudante de Design de Moda, e ultimamente tenho visto algumas barbaridades por aí. Por exemplo, quando digo que estudo isso, a maioria das pessoas pensa que eu sou daquelas garotas que julga os outros pelas roupas que vestem, que só uso roupa de marca e que desprezo aquelas roupinhas de lojas simples. O que é uma mentira. O que a maioria não sabe é que estudantes de Moda raramente usam suas roupas de marca (quando há, claro) no dia-a-dia comum e quase sempre saem de casa de moletom e calças jeans, e tento transformar peças simples em algo confortável e estiloso para mim. É o meu caso, ao menos. Porque as roupas bonitas precisam ser guardadas para momentos especiais. Sei lá.

Já que introduzi o assunto, é isso mesmo: Moda. 

Um assunto um tanto polêmico e subjugado. Ultimamente andaram me procurando (muitas pessoas, sério), para falar sobre a nova "modinha" - odeio esse termo - do momento: aquele negócio de colocar aparelhos ortodônticos falsos para sair ostentando por aí. Ok, beleza, se você precisa usar aparelho, vá em frente, é um direito seu. Mas se não precisa, não corra atrás de um negócio falso. Há uma grande diferença entre "modinha" e tendência. A tal da modinha não tem limites, é algo que você simplesmente faz, não importa a consequência. Tendência não é assim. Para algo ser tendência, ele precisa ser pesquisado, testado, divulgado e pesquisado mais uma vez. O que quero dizer é que tendência tecnicamente foi colocada em um laboratório científico para certificar que tudo dará certo.

E não falo isso só porque estudo Moda, e sim porque sou filha de uma dentista, e venho de uma família inteira de profissionais da área da saúde. E digamos que cresci ouvindo comentários sobre a arcada dentária das pessoas, pré-molares e molares, incisivos e tudo isso. Mas acho que ninguém precisa nascer em uma família assim: basta olhar o monte de notícias na internet sobre adolescentes que perderam os dentes por conta da cola corrosiva usada para colocar esse aparelho falso e perceber que isso é algo que não deveriam estar fazendo.

O que quero dizer é que você não deve fazer duas coisas: a primeira é julgar os estudantes de Moda como se fôssemos pessoas de outro mundo. Nós só estamos estudando tendências, pesquisando coisas. É o nosso trabalho. Nosso trabalho é ajudar você a se vestir, a criar um estilo próprio, do jeito que você quiser. Se você quiser usar uma burca com saia listrada por baixo e um chapéu de urubu empalhado, com certeza alguém pesquisou cada uma dessas coisas para que você pudesse usá-las. Nosso trabalho é construir, não destruir. 

A segunda coisa que não deve fazer é usar coisas que machuquem o seu corpo. Por exemplo: tatuagem pode doer um pouco, mas não machuca, nem fere. Você só precisa de um profissional especializado, de alguém de confiança, porque, se não, tudo pode dar errado. Ou então, se o pessoal que gosta de "ostentar" tais aparelhos ortodônticos quiser mesmo usá-los, basta ir em um lugar especializado, como a cadeira de um dentista. Duvido muito que algum profissional coloque aparelhos falsos, mas, quem sabe? Pode dar essa sorte e ainda não perder os dentes.

Tudo depende do profissional e da confiança. Duvido muito que algum camelô da rua 25 de Março daqui de São Paulo seja especialista em ortodontia. 

Um comentário:

  1. Só digo uma coisa : Tenho medo eterno de aparelho. Quando eu era pequena era doida pra usar, achava o maior estilo, hoje em dia agradeço a deus pelos meus dentes bonitinhos, aparelho deixou de ser um charme a muito tempo ushauhsuahs Boa sorte na sua nova faculdade Ani <3
    http://bombademorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir