18 de novembro de 2013

Ser invisível mudou você?

Recentemente a nossa página do facebook fez uma pequena brincadeira com um dos parceiros, a Wallflower, perguntando para o pessoal de lá o que o livro "As Vantagens de Ser Invisível" mudou na vida deles. A pergunta tem total fundamento, afinal, muitos dos que leram o livro de Stephen Chbosky se identificam e até mesmo mudam algumas atitudes, se não muitas. Aconteceu comigo e aconteceu com os seis ganhadores desse concurso. Sabemos que tem um povo meio doido que faz até tatuagem em homenagem ao livro, como essa ao lado, e admito que eu mesma faria, se pudesse. Cada um expressa um tipo de amor diferente. "Ser invisível mudou você?" foi o que perguntamos, e, apesar de ter respostas bem filosóficas, o pessoal conseguiu expressar exatamente (ou quase isso) o que sentia pelo livro. Parabéns a todo mundo que participou e meu muito obrigada! Abaixo, todas as respostas e seus devidos autores.

Para quem não sabe, As Vantagens de Ser Invisível conta a história de Charlie, um garoto que está prestes a começar seu ensino médio, e que não tem nenhum amigo. Seu único amigo cometeu suicídio, deixando Charlie completamente sozinho, apenas com sua família. Depois de alguns dias, o garoto acaba fazendo amizade com Patrick e Sam, dois meio irmãos que mudam a vida de Charlie para sempre. Eles dois o fazem encontrar amigos de verdade. O trio foi incorporado, ano passado, no cinema, por ninguém menos que Logan Lerman (Charlie), Emma Watson (Sam) e Ezra Miller (Patrick). Se você não conhece, sugiro que busque na livraria mais próxima ou na locadora (ainda existe isso? se não existir, vai lá no Netflix, haha <3).



"É complicado... Mesmo depois de terminar o ensino médio e ir para a faculdade eu ainda me sinto uma wallflower. Não porque as pessoas não me notam, mas sinto apenas que elas não se importam realmente, como uma verdadeira flor que cresce no muro. Mas depois de conhecer o Charlie eu percebi que há muitas pessoas que tem problemas bem maiores do que os meus e pessoas que parecem ruins, mas são assim porque são infelizes. Então tento fazer o melhor de mim e encarar tudo de forma positiva... Pois " essa é minha vida e quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo e ainda estou tentando entender como isso pode ser assim"." Dani Santos.

"Me identifiquei com a invisibilidade do Charlie. Depois de ver o filme pela primeira vez, chorei por horas. O filme foi um tapa na cara pra mim, o livro então nem se fala! Ele retrata um adolescente retraído, com medo, tímido, que na verdade só precisa de amigos de verdade pra se soltar. Não tem forma melhor de me definir. Sou uma pessoa quieta, isolada e talvez não seja porque não querem falar comigo e sim porque eu não me identifico com as pessoas ao me redor. Encontro pessoas que me identifico no teatro só. Mas depois de ver e ler The Perks, eu parei de me julgar e ter pena de mim mesma. Ergui a cabeça e deixei de me importar com o que falavam de mim e quebrei a auto piedade que tinha de mim mesma também. Esse livro não é só mais um que eu li e amei. São palavras que nunca consegui dizer, coisas que nunca consegui expressar" Fernanda Rafaela

"A frase "Ah, me identifiquei muito com o livro/filme. O Charlie sou eu por completo" já virou piegas. Mas hoje, quase um ano depois que vi o filme pela primeira vez naquela noite de 15 de Dezembro eu ainda posso admitir que nunca vi um filme que me completasse tanto, que me enchesse de uma felicidade e paz, que me fizesse sentir infinita como esse. Menos de um mês depois eu já tinha lido o livro três vezes, passei o verão ouvindo a trilha sonora e até hoje fico impressionada com o quanto isso tudo me faz feliz. Frases que poderiam ter saído da minha boca, pensamentos que parecem ter sido lidos, acho que o Stephen me conhece mais que ninguém. Pra mim não é só mais um livro na minha estante, não é só mais um filme acrescentado na minha lista, é o meu mundo, minha vida, minha história." Deborah Leal

"Se ser invisível me mudou? Claro! Primeiro, sempre foi assim comigo. Sempre fiquei isolado, por mais que eu tivesse vários amigos. Sempre foi dessa maneira e nunca liguei para isso. Eu sofria bullying (não que eu ainda não sofra as vezes) e ficava mal, e as vezes sofria em silêncio. Não, eu sempre sofria em silêncio, e as vezes era difícil aguentar tudo sem alguém por perto. Mas enfim, As Vantagens de Ser Invisível mudou muito o meu modo de pensar sobre as coisas. Enquanto lia o livro e via as partes do Patrick, eu realmente quis ter um amigo como ele. Independentemente de ser gay ou não. Eu acho que se sentir infinito é você estar com as pessoas que ama, e elas não ligarem para o que você é. Elas te aceitam do jeito que você é e não se importam com isso. Resumindo, o melhor livro que se possa ler me mudou de verdade. De todos os modos, e mesmo se eu estiver sozinho, mas estiver pensando em algo sobre esta obra de Stephen Chbosky, eu me sentirei infinito." Samuel Rodrigues (O Sam não tem foto porque usa o Sr. Potter como imagem de perfil! haha)

""O que é a vida pra você?". É realmente muito difícil responder essa pergunta, não é? Quando se pensa na vida, vária coisas vem à mente. Felicidade, amor, família, uma memória, amigos. A vida não é só essa parte feliz. Nem todos os dias são de Sol. Sempre tem aquele dia nublado. A vida não é feita só de coisas boas. Tem os dias que você está triste. Tem os dias que você está preocupado, pois tem que resolver um problema. Tem os dias que você se sente culpado, pois fez algo que não foi muito bom. Tem pessoas que só lembram da parte "boa" da vida, e tem pessoas que só lembram da parte "ruim". Tem pessoas que saem por aí todos os dias dizendo que querem ser felizes, ou ficarem ricas, ou acharem o amor perfeito. Tem pessoas que só conseguem falar de problemas. Tem pessoas que não costumam falar. Tem pessoas que falam demais. E elas vivem a vida todos os dias, e não sabem colocar em palavras o que é realmente a vida. Mas, depois de ler este magnífico livro, sabem o que eu realmente acho que é a vida? A vida é uma mistura de cores. Vermelho, amarelo, marrom, preto, branco, verde, etc. Tem as cores escuras e as cores claras. Tem os dias bons e dias ruins. E você pode ver como isso tudo é grandioso? Como todos os períodos que você classificou como bons ou ruins realmente foram importantes? E todas as cores se misturam, formando uma cor só. E algumas pessoas podem achar essa cor feia, e outras podem achar ela bonita. Mas neste exato momento, enquanto você lê isso, alguém está feliz. Alguém está triste. Alguém está vivendo seus dias de glória. Alguém está preocupado, alguém está apaixonado. Todos vivendo estas cores, uma de cada vez. E eu sou grato. Grato por aquela pessoa que está triste agora, e pela que está feliz, e pela que não conseguiu perceber nada disso que eu percebi. Sou grato por estar vivendo uma cor. Sou grato porque, no fim, quando eu já tiver vivido as minha cores e construir esta mistura de cores chamada vida, vou lembrar de tudo isso e sorrir. Porque a vida é bela. Todas as cores são belas. Sou grato por meus dias "bons" e "ruins", e por eles serem tão importantes. Eu realmente acho que isso vale a pena. Vale a pena ser quem eu sou, e dizer o que eu penso, e ouvir os outros, e viver. Eu realmente acho que essa sensação não vai passar, a sensação de conforto. E, exatamente agora, eu estou vivendo uma cor. E, mesmo não conseguindo realmente visualizar esta cor, sei o que ela representa. É a cor do que nunca tem fim. É a cor de como eu me sinto, é a cor do que eu sou. Eu me sinto infinito. Eu sou infinito." Edson Garcia

Obrigada mais uma vez, pessoal!

E, se querem saber minha opinião... Eu jamais teria dado valor aos meus amigos e família como dei depois de ler esse livro. Confesso que o li só depois que soube que Emma e Logan fariam um filme juntos, e me surpreendi, como todo mundo. Não é apenas uma história. É a história de milhões de adolescentes em todo o mundo. Porque achei incrível como um livro velho (perdoem-me a palavra, mas é mesmo), pode ser tão moderno ao mesmo tempo. E tenho certeza absoluta que aqueles problemas e complicações de Charlie vão continuar traduzindo a vida de muitos adolescentes, seja aqui ou num futuro próximo. Então, meu muito obrigada aos meus pais, às minhas primas, que são como irmãs para mim, aos meus avós, à família. E um obrigada do tamanho do mundo à Gabriela Gruer, minha melhor amiga, futura madrinha do meu casamento e dos meus filhos, que fará 18 anos amanhã e que merece todo o carinho que eu tenho por ela e ainda mais. Parabéns, Gruer. Obrigada por ser o Patrick e Sam do meu Charlie.


7 comentários:

  1. Awn! Adorei o que todos dissseram. "Tem as cores escuras e as cores claras. Tem os dias bons e dias ruins. E você pode ver como isso tudo é grandioso?" Essa frase estará na minha pra sempre a partir de agora.

    http://thesagasofworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Sam! E sim, essa frase foi como um tapa na minha cara, sério IHAIHSIHA <3

      Excluir
  2. Amei a estética desse post, ficou lindo! Não li o livro, só vi o filme e chorei horrores. Muito lindo o que todos escreveram.. to morrendo de vontade de ler o livro e rever o filme :)

    http://www.amoreja.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pense que vai escapar das lágrimas no livro, elas vem em dobro. Obrigada pelo carinho, Tati <3

      Excluir
  3. Que post sensacional.
    Confesso que gosto da minha invisibilidade, às vezes.
    Obrigada pela visita, estou seguindo você.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Rizia! Obrigada pelo carinho, de verdade. Também estou te seguindo, somos parceiras pela indicação da Nath ;D

      Excluir
  4. Que post mais perfeito... Amei o que todos disseram, e é bom saber que eu não sou a única que acha que esse filme/livro mudou minha vida, claro que cada um com o seu jeito, mas, de certa forma, me encaixei no "jeito infinito" de todos eles. Amo/sou The Perks ♥
    Beijos, Lê.
    http://hangerfemale.wordpress.com/

    ResponderExcluir