12 de agosto de 2013

Leitura de Um Dia

Sabe aquele livro pequeno, que você costuma terminar em um dia apenas? Ou quem sabe mesmo em poucas horas? Eu adoro livros assim e acho que enriquecem bastante a leitura. Esses livros pequenos geralmente são aventuras em um curto período de tempo, ou então narradas de forma menos detalhada e mais rápida. A postagem de hoje não conterá resenhas (até porque eu quero escrever a resenha de cada um deles aqui), mas tem a sinopse do livro e a quantidade de tempo que demorei para ler cada um. 

Esse aqui é famoso, vai. As Vantagens de Ser Invísivel é um dos livros mais renomados de Stephen Chbosky. Virou filme ano passado, com Logan Lerman (Percy Jackson) como o personagem principal, Charlie;  Emma Watson (Harry Potter) e Ezra Miller (Precisamos Falar Sobre Kevin) como os meio irmãos Sam e Patrick. O livro conta a história de Charlie, um garoto que perdeu seu melhor amigo para um suicídio recentemente, no ingresso do Ensino Médio. No início, ele parece ter algumas dificuldades para fazer amigos... É quando Sam e Patrick aparecem para virar sua vida para o avesso: e sim, para melhor. "The Perks", como é chamado pelos fãs, é um livro emocionante e prepare-se: se ainda não leu, vai chorar muito quando ler! Meu tempo de leitura: um dia e metade de uma noite.

De Thierry Lenain, esse livro é um dos livros mais meigos que já li em toda a minha vida. Se você gosta de histórias de bruxas boazinhas, vai adorá-lo. Não é um livro só feminino, ao contrário do que muitos pensam. A Estranha Madame Mizu conta a história de Zoé, uma garotinha cujos pais trabalham o dia inteiro e, por isso, fica sempre só. Ela é muito inteligente, e desfruta dos benefícios de ser filha única e poder ficar sozinha em casa. Ninguém liga se ela comer iogurte com os dedos, por exemplo. Apesar disso, a desvantagem é a imensa solidão que Zoé sente... E o terrível medo de Mizu, a bruxa velha do andar de cima! A menina tem tanto medo de Mizu que até um feitiço de proteção ela criou contra a velha: "A corcunda verruguenta quer me comer com pimenta! Pé de pato, tatu-bola, jabuti... Não deixem essa bruxa torta me enxergar jamais aqui..." Meu tempo de leitura: duas horas.

Me apaixonei por essa menina! Emily tem 13 anos e é muito diferente das outras garotas. Ela tem quatro gatos pretos de estimação, só usa vestidos pretos, sabe usar um estilingue muito bem e surpresa: perdeu toda essa memória. É dessa aventura que conta o livro Os Dias Perdidos, do autor Rob Reger. Emily acorda sentada em um banco de praça, com um estilingue no bolso e um livro diário em branco, completamente sem memória. Nem do seu próprio nome ela lembra! Aos poucos, vai conhecendo a pequena cidade onde se encontra, chamada Blackrock, e seus moradores, sendo a principal delas Raven, uma atendente de lanchonete que dá comida à Emily em troca de trabalho para o local. O nome pela qual a menina se apresenta? Lacraia! Você já deve ter visto esse rostinho por aí antes, porque a marca "Emily, the Strange" é bem famosa entre góticos e skatistas. O livro é muito gostoso de se ler e tem a narrativa toda sarcástica da Em. Meu tempo de leitura: uma tarde.

É claro que existem uma infinidade de "livros de um dia" por aí, e eu confesso que estou curiosa para ler todos eles. Pretendo ir à biblioteca da minha escola para achar mais, e depois posto-os aqui, ou quem sabe as resenhas deles. E aí, você tem algum livro de um dia para indicar? :3

3 comentários: