25 de agosto de 2013

Como fazer uma resenha literária

Desde que me conheço como blogueira, vejo resenhas literárias sobre diversos livros, e seus comentários, é claro. E, nesses comentários, muitas pessoas dizem que não sabem sequer montar uma resenha; o que é uma coisa muito simples. Então, reunindo meus conhecimentos sobre o assunto, resolvi montar um pequeno tutorial para o pessoal que deseja ter um blog literário e fazer suas próprias resenhas. Algo que é muito divertido e, além de promover o blog, promove também o livro.

Passo 1: Conhecer o livro e sua história a fundo.
Motivo: Bom, você não pode escrever sobre algo que não conhece, então, pesquisar sobre e ler o livro é fundamental. Leia e tenha em mente que você, fazendo uma resenha, está nada mais nada menos do que dando uma crítica (positiva ou não) ao livro.

Passo 2: Fazer uma sinopse
Motivo: Você pode até pegar a sinopse pronta do livro pela internet, mas, convenhamos, é muito melhor ler a sinopse do autor da resenha, já com as primeiras impressões dele. Essa sinopse pode ter uma pequena quantidade de spoilers (não significativos para a descoberta da história inteira, é claro). É onde você vai "atiçar" a curiosidade do seu leitor, fazer com que se interesse pela história.

Passo 3: Crítica
Motivo: Você não precisa necessariamente ter gostado do livro da sua resenha. Geralmente, os blogueiros preferem escrever sobre livros que gostaram, mas há, sim, críticas negativas. Lembre-se de que é uma crítica construtiva, não é pra sair metendo o pau no livro, isso é muito, muito feio. Eu, particularmente, detesto quando os autores de resenhas xingam os livros. Você pode não ter gostado, mas existem fãs, e nenhum fã gosta de ler seu livro favorito sendo xingado. Critique de uma forma que exponha sua opinião, sem ofender ninguém. Isso é muito importante.

Passo 4: Falar sobre o autor do livro
Motivo: Pequenas informações sobre o autor, como outros livros que ele escreveu. Mesmo que você não conheça os outros livros, cite-os, porque, assim, as pessoas que conhecem podem associar. Se o livro da resenha tiver continuações, é ali que você deve colocá-las!

Passo 5: Conclusão
Motivo: É aqui que você deve escrever tudo o que não escreveu antes. Pequenas curiosidades sobre o livro, se tiver filme, cite-o também... Enfim, são as suas finalizações, você é livre para escrever o que quiser aqui e o que achar necessário. Lembre-se de que deve manter o leitor interessado na resenha o tempo todo, hein! Para finalizar, coloque fotos, a capa do livro, ou mesmo os atores que irão fazer o filme, se tiver... Trailer do livro também é válido. E fale sobre a editora.

Eu sempre sigo esses pequenos passos para criar minhas resenhas, e tenho certeza que irão te ajudar um bocado. Qualquer dúvida, deixe nos comentários que eu respondo! 

8 comentários:

  1. Respostas
    1. E EU ADOREI SEU BLOG, VOCÊ FAZ LAYOUTS <3 Mds, mds, mds, o próximo que eu usar será seu

      Excluir
  2. que lindo seu blog :3 sucesso ! http://pecadosfeminino.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. ADOREI TEU LAYYYYOUT, DE CORAÇÃO. E ainda adorei a bio, o post. É muito difícil achar um blog bom, com conteúdo, que não poste só playlist e fotos de roupas que nunca vão ter no weheartit D: muito bom mesmo. Já se tornou um dos meus favoritos.

    www.batmangypsy.blogspot.com.br tô seguindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCÊ. É. MUITO. LINDA! Considerando que seu layout também é da mesma menina que eu, temos o mesmo gosto, entããão <333 Adorei os DIY do seu blog, cara... UHAUHSIUAH Aaaaah, surtando com você!

      Excluir
  4. Ótimas dicas, embora eu leia bastante e saiba de uma variedade de coisas, uma vez comecei a fazer um resenha, mas nem cheguei a publicar porque achei que falei muito, mas não falei nada. Entende?

    Essas suas dicas foram muito boas, meu próximo livro terá uma resenha e publicada seguindo o seu tutorial.
    BEIJOS! Da afilida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que tenha te ajudado, Ina! De verdade, é muito importante para mim. Depois passarei no blog para ver o resultado, certo? Graaaande beijo!

      Excluir