23 de novembro de 2013

Incêndio

Semana passada, mais precisamente, na sexta-feira, foi um tanto perigoso você entrar no facebook sem receber um spoiler enorme de Em Chamas, do pessoal que estava indo na estréia. Minha mãe quis ir para a praia e curtir o feriado, não a culpo. Mas por conta da viagem, perdi a estréia, e só fui conseguir ver o filme hoje, de um site, ainda por cima. Ok, ok, não culpo a minha mãe mesmo, mas a fiz prometer que me levaria no cinema amanhã. 

Fato é que assisti. Gostei. Gostei muito. E estou me segurando para não escrever essa postagem com um monte de carinhas, memes, gritos, surtos e tudo o que uma fangirl tem direito. A atuação me surpreendeu mais uma vez, as cenas, e acho que principalmente a fidelidade que o filme tem para com o livro. Como vi esses dias num grupo do facebook, sobre fãs, alguém dizendo "Parece que assisti ao livro". E foi mais ou menos isso que senti também. Sobre o filme, vejamos...


O texto abaixo pode conter spoilers sobre o filme/livro Em Chamas

Eu nunca fui muito fã do Gale. Certo, quem me conhece sabe disso. Para mim, o Gale do livro e o Gale do filme são demasiado exagerados com essa coisa de "quero lutar". Tudo bem que, como toda fangirl, eu fico babando pelo Liam Hemsworth. Admiti. Mas a minha surpresa foi que, no filme Em Chamas, eles amenizaram muito o fato de Gale estar tão obcecado. 

Uma das coisas que tenho a dizer sobre Em Chamas é que a atuação de algumas pessoas ali me deixou de queixo caído. Josh Hutcherson já estava ótimo no primeiro filme, mas algo me diz que ele se superou neste segundo. No primeiro, vamos admitir, o Peeta parecia mais um cãozinho sem dono, procurando salvar Katniss a qualquer custo, sem se importar consigo mesmo. Tudo bem, no livro, o personagem é exatamente assim. Mas parece que a atuação do Josh conseguiu amadurecer o Peeta, e ele não parece mais um cãozinho. Algo me diz que foi só o ator "pegar o jeito" do personagem. Outra coisa a acrescentar ao Peeta é que... JESUS! Finalmente alguém da produção arrumou aquele loiro! Se teve uma coisa que me incomodou muito no primeiro filme foi o fato de o loiro parecer tão falso, que o cabelo do Josh chegou a ficar meio duro. 

Mas se teve uma surpresa grande mesmo foi a de Jena Malone, a Johanna que todo o fandom adorou. Admito que, quando olhei para a atriz, me peguei pensando se ela conseguiria fazer a Johanna do livro. Resumindo: conseguiu. Tamanho foi meu espanto ao ver palavrões, ousadia e sim! Sim! Sim! A mulher nua no elevador. Exatamente como eu havia imaginado. Meus parabéns à Jena, porque olha... 

Outro que me surpreendeu horrores foi Finnick, interpretado pelo Sam Claflin. O Finnick do livro é absolutamente apaixonante, e posso dizer o mesmo do Finnick do filme. A cena que mais esperei do filme inteiro foi a do "Want a sugar cube?" e tchanan! Teve! Justo a cena que achei que iriam cortar. Também tem ele conversando com Katniss e contando sobre sua vida de prostituição por segredos na Capital. Eles não falam exatamente "prostituição", mas dizem que Finnick cobra pelo seu tempo. Resumindo: até aí, já dá para perceber que Em Chamas foi muito fiel ao livro, muito mesmo. 

Mags! Oh, Mags. Lynn Cohen está maravilhosa no papel. Dava vontade de chorar só nas cenas em que ela aparecia. Realmente, a Mags ficou muito doce... exatamente como todo mundo esperava que estivesse. Wiress, Beete... Os personagens também ficaram impressionantes. Foi bom ver a escolha de elenco. Depois do filme, ninguém mais pode reclamar.

Eu particularmente nunca pensei que choraria em uma cena da Effie, mas estava errada, é claro. A despedida da "equipe" foi linda. Dava para ver a personagem ali, do livro, se despedindo. E quando ela entregou o colar do Peeta e a pulseira de Haymitch... Nada menos que emocionante.

Ah! E uma última coisa. O filme pode ter sido bastante fiel, mas acho que o que mais adorei, foi o fato da produção ter colocado flashes do Presidente Snow. E principalmente dele com a sua neta, uma coisa que surpreendeu a todo mundo, uma vez que ela terá uma participação importante em A Esperança, logo no final. Esses flashes já haviam acontecido no primeiro filme, mas ganharam um certo destaque no segundo e admito que adorei.

Para quem não assistiu... assista! Vale muito à pena. <3

8 comentários:

  1. Eu não consigo pensar em outra coisa a não ser no próximo filme do Jogos Vorazes, o em chamas foi simplesmente de arrasar!
    To assistido toda hora no cinema.
    Lindo o blog princesa.

    Nick Beijos
    www.monicklopes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não vejo a hora do lançamento ano que vem! Espero que passe rápido. Obrigada pela visita, Nick <3

      Excluir
  2. a neta do snow >>>>>>>>>>>>> resto IUAHUIEHAIEHUIAEHALKSDJKASLJDKLASJDKLSAJDKLSJDKLA
    a cada cena da neta do snow a minha sala do cinema - estreia - só resmungava o "TOME TROUXA, VAI VAI"
    e foi lindo minha estréia de Em Chamas ;-;
    mas tenho que admitir que o Sam ficou com muita cara de psicopata o-o só na segunda vez que fui assistir, me acostumei com ele... ele já era um ator que não queria pra ser o Finnick D: mas tá de boa, relevei UIAHEUHAUIEHAEAUE
    E a Jena fez o incrível milagre de me fazer amar Johanna LOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UHSIAHISHIUASHIHAIUSHHAISUHAUIHSIA Poxa, mas eu acabei gostando dele como Finnick <3 E A JENA ESTÁ MARAVILHOSA, MAS NETA DO SNOW > ALL

      Excluir
  3. Tinha uma antipatia básica com a Jena por que a Johanna perfeita pra mim sempre seria a Mila Kunis, mas depois do filme... PUTA QUE PARIU, ELA GANHOU O MEU RESPEITO. Algumas coisas me deixaram bem chateada, tipo o Joanna, que eu sempre falei Jorrana e a perna mecânica do Peeta, que mais uma vez não teve... Mas tirando isso o filme foi perfeito, foi tipo aqueles que você nem pensa em ficar com sono, sabe? E olha que a maioria dos filmes me deixam com sono o tempo inteiro. O MELHOR FILME DO ANO SZ SZ SZ

    bombademorango.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu detestei o fato da dublagem eles falarem Joana <////3 Ma tudo bem, não diminui o filme IUHSAISHIHAIHSIUHAIS

      Excluir
  4. Morrendo de vontade de assistir A esperança e logo!
    Gente, esse filme, definitivamente, é surpreendente, acho que até aqueles que não gostam desse gênero irá curtir e muuuuito, com certeza. Também fiz um post, no qual mesclei o filme com a nossa realidade, se quiser passa lá para ver. Mas, voltando ao seu post, hahaha a cena do cubo de açúcar _ aiai o que foi aquilo, gente? Apaga a luz!

    mil beijos!
    Da afiliada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Apaga a luz" AH, MEU DEUS! Acho que não há palavras para traduzir o que você disse aí, Ina! <3

      Excluir