12 de dezembro de 2013

"Será o primeiro Maze Runner"

Uma das estreias mais aguardadas de filmes do ano que vem (por mim, ao menos) é o filme Maze Runner - Correr ou Morrer, protagonizado por Dylan O'Brien (o Stiles de Teen Wolf) e Kaya Scodelario (a Effy de Skins). Os dois fazem parte de duas séries que eu adoro, então já é um motivo para eu aguardar o filme. Mas, como toda boa leitora, descobrindo que era mais um filme baseado em livro, fui procurar e descobri que se tratava de uma saga, com o mesmo nome. Pra quê? Comprei os livros e me apaixonei perdidamente por eles.

Maze Runner é uma das minhas sagas favoritas atualmente. Tanto que, quando amigos meus ouvem falar do livro, ou recebem indicação, começaram a perguntar para mim como ele é, se eu indico e tal. Por isso resolvi fazer essa publicação, para o pessoal que quer ler o livro mas não sabe exatamente do que se trata. Não que eu seja exatamente uma especialista, nem nada. Mas fã é fã, né? haha <3

Essa postagem terá uma resenha do primeiro livro, Correr ou Morrer, fotos fanmades e oficiais, vídeo trailer do livro e mais alguns comentários meus e informações sobre o filme. Lembre. Corra. Sobreviva.


O book trailer abaixo e a resenha não contém spoilers significativos:


O primeiro livro da série, Correr ou Morrer, começa com Thomas, o nosso personagem principal, acordando em um elevador completamente escuro, sem se lembrar de nada (n-a-d-i-n-h-a) de sua vida, além do próprio nome. O elevador o leva até um lugar estranho, no meio de um labirinto enorme, onde os moradores se intitulam "clareanos", e chamam aquilo ali de Clareira. Um pequeno detalhe absurdamente importante: na Clareira, só há meninos, todos adolescentes de diferentes idades. 

Logo Thomas vai descobrir que ninguém mais sabe nada de sua própria vida ou o motivo por terem ido para a Clareira. Tudo o que sabem é que estão ali e que aquela é sua nova vida. Apesar de assustado, Thomas tem uma curiosidade imensa (digo eu que até um pouco fora do normal) e logo faz mil e uma perguntas para os clareanos, tentando lembrar de algo que sua vida que o ajude a se orientar. Mas não adianta, nenhuma lembrança. Thomas, então, vai aos poucos tentando se acostumar com aquela nova vida e tantas perguntas, até mesmo tentando entender a linguagem dos clareanos. Palavras como plong, mértila e trolho são muito comuns por ali, embora ele não saiba de início o que significam (de início achei que eram palavrões, e depois isso vai se confirmando mais para o meio do livro - porque imagina um bando de garotos juntos, com toda certeza ia sair algum palavrão dali). O labirinto que cerca a Clareira que é o grande mistério de todo o livro. Os clareanos tentam desvendá-lo há um bom tempo (para ser mais precisa, dois anos), e poucas pistas eles conseguiram. Tudo o que tem certeza é que as enormes (sim, são enormes, enormes mesmo, mais do que você consegue imaginar) portas do labirinto se abrem de dia e fecham ao cair da noite. O único problema é que, se ficar preso dentro do labirinto com as portas fechadas, vai acabar... morto! 

E é aí que entram as tais criaturas horríveis que compõem a arte da capa. Chamadas de Verdugos, são um misto esquisito de animal e máquina, com ferrões, pinças, garras e agulhas projetadas para fora de um corpo nojento que rola (?) e faz sons assustadores. Eu, particularmente, imagino os Verdugos com um corpo parecido com o de uma lesma enorme, cheio de metais enfiados grosseiramente nela. Uma picada de Verdugo pode te matar, se você não receber o Soro. Mas tem um preço bem grande: a dor imensa e as memórias que, acredite, você ACHA que quer recuperar! Para encurtar um pouco, Thomas descobre que todo mês, no mesmo dia e no mesmo horário, um novo "trolho" chega pelo elevador (que eles chamam de Caixa). Mas, para a surpresa de todos, no dia seguinte da chegada de Thomas, o alarme soa, o que significa que alguma coisa ou alguém está chegando por lá. E tchanan! É uma garota. Não preciso dizer que a comoção foi geral. Além disso, a garota ainda trazia uma mensagem muito importante e (nada) reveladora: ela era a última.

O book trailer abaixo contém UM spoiler significativo:



Como já dá para perceber, Maze Runner é uma distopia (é mesmo? teorias de que não é rolam pela internet, mas eu acredito que seja). Nos outros livros da saga dá para perceber isso mais facilmente. O mundo é o mundo de hoje, mas completamente em caos. Não quero dar spoilers sobre os outros livros porque é interessante você ir descobrindo a história, já que o autor, James Dashner, faz o livro e os personagens darem cada reviravolta, que é impressionante. Eu sou suspeita de falar, porque sou fã, mas é verdade: se você for parar para procurar, a maioria das resenhas e video-resenhas falam sobre o jeito que o livro é escrito, dando uma cambalhota atrás da outra. Ou seja, nada daquelas histórias em que o leitor consegue adivinhar o final. Mas não, mesmo! E, aliás, se você chegou até aqui achando que a saga é mais um daqueles romances adolescentes, pode esquecer: Maze Runner tem tudo, menos romance. (ok, talvez um pouquinho, mas bem pouquinho mesmo)

E o fandom... Ah, eu preciso falar sobre o fandom, porque eles estão de parabéns. Não só o pessoal do Facebook, mas andei xeratando algumas imagens no We<3It e tem algumas coisas bem incríveis lá. Andam cada vez mais criativos e talentosos em relação aos fanmades. Clique nas imagens para ver melhor, se necessário:






Mas e o filme? A data de estréia estava marcada para Março/2014, mas por imprevistos, precisou ser mudada só para Setembro/2014. O que, para muitos, foi uma notícia ruim, para outros foi uma ótima notícia, porque o diretor do filme declarou que terá mais tempo de trabalhar nos efeitos especiais, e nas criaturas. Isso só melhorará a qualidade do filme, na minha opinião.

Como eu já disse lá em cima, o elenco conta com Kaya Scodelario e Dylan O'Brien. Mas também tem Will Poulter (As Crônicas de Nárnia), Thomas Brodie-Sangster (Phineas & Ferb e Nanny McPhee), e Ki Hong Lee (She has a Boyfriend). 

O que mais gostei nesses últimos tempos foi a citação de Wyck Godfrey. Não que eu tenha qualquer coisa contra a saga Crepúsculo, longe disso. Mas os filmes recentemente lançados vivem sendo taxados como "o próximo Crepúsculo" e a resposta do Wyck para isso foi... épica. "Não será o próximo Crepúsculo, será o primeiro Maze Runner", disse ele.

O trailer ainda não saiu, o que está deixando nós, fãs, completamente malucos. Mas vira e mexe alguém faz um fanmade legal que acalma nossos ânimos por alguns instantes. O vídeo abaixo, no caso, é uma montagem com várias das fotos oficiais que já foram divulgadas, fotos dos atores, e alguns fanmades de pôster, enquanto aguardamos o pôster oficial. O vídeo foi feito pelo TECNOCINE.



A música desse vídeo me deixou inspirada pra caramba e eu estou tentando descobrir o nome dela até hoje.

Tudo o que eu tenho mais a dizer sobre é "Leia! Leia! Leia!" porque vale muito à pena. O livro é publicado aqui no Brasil pela editora V&R. Tem duas continuações, Prova de Fogo e A Cura Mortal, e um livro extra, chamado Ordem de Extermínio. James Dashner é, sem sombra de dúvidas, um gênio.

5 comentários:

  1. Acredita que eu nunca tinha ouvido falar nesse livro? :/
    Mas pela sua resenha fiquei com vontade de ler!
    Amei o seu blog e já estou te seguindo. Adoraria te ver lá no meu também ><

    Beijos da Laris!
    alarisquerfalar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu a resenha, Laris! Acabei de passar no seu blog e ele é muito fofo, meus parabéns. Estou te seguindo também <3

      Excluir
  2. Ei amiga,eu sou louca da vida por Maze Runner mas não posso sair por aí dizendo que faço parte do fandom porque NÃO SEI O NOME DO FANDOM.

    Você sabe?

    Me disseram que são os "Clareanos" mas eu não tenho certeza.

    Me ajude,please <3
    Beijos

    ResponderExcluir